Enquadramento

A operação PortAberta – Portal de Investigação para a Ciência Aberta – tem como promotores a Universidade do Minho (UMinho) e o Instituto Politécnico de Bragança (IPB).

As duas Instituições de Ensino Superior e Investigação partilham a necessidade de estabelecer um CRIS (Current Research Information Systems) e Portal de Investigação, como ferramenta para apoiar e reforçar a sua afirmação na investigação e desenvolvimento e a sua aposta na Ciência Aberta.
A operação PortAberta resulta dos percursos similares que a Universidade do Minho e o Instituto Politécnico de Bragança têm realizado no domínio do acesso aberto e ciência aberta, sendo ambas instituições reconhecidas nestes domínios, e encontrando-se ambas perante a necessidade de estabelecer os seus portais de investigação alinhados com esses percursos e alavancando os sistemas e ferramentas que já possuem.

Caracterização das Instituições

Universidade do Minho

Fundada em 1973, a Universidade do Minho (UMinho) é atualmente uma fundação pública com regime direito privado, dotada de autonomia estatutária, científica, pedagógica, cultural, administrativa, patrimonial, financeira e disciplinar.
A UMinho adota um modelo organizacional de elevada integração institucional, promovendo a interação entre as suas unidades com vista à realização dos projetos que concretizam a sua missão e objetivos, assegurando a eficiência na utilização dos seus meios e recursos.
A Universidade do Minho é uma universidade de investigação, comprometida com a cadeia de valorização do conhecimento: Investigação, Desenvolvimento e Inovação, e está também voltada para a envolvente socioeconómica, possuindo inúmeras parcerias de sucesso em projetos de investigação, culturais e de desenvolvimento socioeconómico.

Instituto Politécnico de Bragança

É uma instituição pública de ensino superior, fundada em 1983, que tem por missão a criação, transmissão e difusão do conhecimento técnico-científico e do saber de natureza profissional, através da articulação do estudo, do ensino, da investigação orientada e do desenvolvimento experimental. O IPB desenvolve a sua missão em articulação com a sociedade, incluindo a cooperação transfronteiriça, numa perspetiva de coesão territorial e de afirmação nacional e internacional, com vista ao desenvolvimento da Região, assente na inovação e na produção e transferência do conhecimento técnico-científico.
O IPB tem como missão principal o desenvolvimento do Interior de Trás-os-Montes, impedindo a sua desertificação e constituindo um pólo de atração de iniciativas para a região. O sucesso desta missão passa fundamentalmente pela construção de uma instituição de ensino superior reconhecida a nível nacional e internacional.

Financiamento

O projeto resulta de uma candidatura apresentada no âmbito do Sistema de Apoio à Modernização e Capacitação da Administração Pública (SAMA2020) da Agência para a Modernização Administrativa (AMA). É cofinanciado pelo Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (COMPETE 2020) do Portugal 2020 e pela União Europeia através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

Prazo de execução

Início formal dia 01 de julho de 2021 com data final dia 30 de junho de 2023.