A Universidade do Minho e o Instituto Politécnico de Bragança partilham a necessidade de estabelecer um Portal CRIS e de Investigação, como instrumento para apoiar e reforçar a sua afirmação na investigação e desenvolvimento e o seu compromisso com a ciência aberta.
É devido a necessidades e desafios comuns que a UMinho e o IPB identificaram a oportunidade de trabalharem em conjunto neste projeto. Considerando estas necessidades e estratégias comuns, compartilhar o esforço e investimento necessários para a definição, desenvolvimento e implementação de um CRIS e de um Portal de Investigação em cada instituição parece ser uma solução muito adequada e eficiente para ambas as instituições. O Portal de Investigação, entre outras coisas, visa permitir que os utilizadores gerenciem a sua produção científica através do registo e/ou a importação de informação sobre as suas publicações, comunicações e outros resultados científicos e académicos.
Cada autor terá o seu próprio perfil público onde poderá gerir informações públicas tais como contactos, ligações externas, informação curricular, qualificações académicas, atividades docentes, diretrizes, produção científica e redes de colaboração.
O portal também dará acesso às estatísticas de produção científica de todas as instituições participantes e às suas respetivas unidades internas, tais como unidades de investigação, escolas e departamentos.
Cada autor poderá comparar o seu trabalho com o trabalho do investigador médio em diferentes unidades da instituição, tendo também acesso a citações e dados sobre as revistas das suas publicações.
Para responder a estas permissões, as instituições optaram por instalar o VIVO.
A VIVO é um software de código aberto, apoiado pela Comunidade Lyrasis, para representar a atividade académica. Apoia a gravação, edição, pesquisa, navegação e visualização da atividade académica. A VIVO incentiva a matrícula académica, a pesquisa e a avaliação do seu impacto e adapta-se facilmente para apoiar áreas adicionais de atividade académica.
Na prática, o VIVO é um sistema de gestão de informação académica, que tem como principais funções:
- Acesso em linha:
- o VIVO disponibiliza um portal online onde é possível consultar a Comunidade Académica, o seu trabalho e as suas interligações.
- Recolha de dados:
- disponibilizar certos dados, de acordo com as permissões atribuídas aos diferentes participantes
- Sistema de Controlo de Acesso:
- possibilidade de autenticação através de Shibboleth ou baseada em palavra-passe
- Informações detalhadas em:
https://wiki.lyrasis.org/display/VIVODOC112x/VIVO+1.12.x+Documentation
https://wiki.lyrasis.org/display/VIVODOC111x/Installing+VIVO#InstallingVIVO-Overview
O que é que o VIVO permite?
- todos os componentes de código aberto e a instituição possui/controla os seus dados;
- solução de fácil instalação e/ou alojamento (software como serviço);
- perfis simplificados que recolhem dados de um número ilimitado de fontes;
- interface de utilizador otimizada para uma maior acessibilidade;
- editor de perfis melhorado;
- apoiar a reutilização e/ou comunicação de dados